As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Qual o desparasitante externo mais eficaz para gatos?

Qual o desparasitante externo mais eficaz para gatos?

Os parasitas são transmissores de diversas doenças, que podem afetar gatos e humanos. Por isso, é essencial proteger o seu melhor amigo ao longo de todo o ano. Não sabe que antiparasitário externo escolher para o seu gato? Nós ajudamos!

COMO ESCOLHER O ANTIPARASITÁRIO CERTO PARA O SEU GATO

Escolher o melhor antiparasitário externo para gatos depende de diversos fatores. Em primeiro lugar, o felino deve ser visto e avaliado pelo médico veterinário, que irá indicar um antiparasitário adequado às características dele. Isto é especialmente importante se o seu animal de estimação tiver alguma sensibilidade ou um problema de saúde diagnosticado. 

Para escolher o antiparasitário certo para o seu gato, deve ter em conta a idade, o peso, o estilo de vida e o ambiente onde ele vive. Mesmo que o seu amiguinho viva, sobretudo, dentro de casa, é essencial administrar um desparasitante, pois os parasitas podem entrar na nossa casa de diversas formas, por exemplo, através dos sapatos dos tutores.

Existem vários tipos de antiparasitários externos para gatos: pipetas, coleiras, sprays, entre outros. Seja qual for aquele que escolher para o seu gato, deve ter a atenção de confirmar que é adequado ao seu felino. Um dos aspetos a verificar é a abrangência do produto — isto é, se combate pulgas, carraças ou outros parasitas. Deve escolher o mais adequado, tendo em conta o ambiente onde vive o gato.

PIPETAS

As pipetas são um tipo de desparasitante que se aplica diretamente na pele do gato. Existem várias marcas, entre as quais, a Frontline ou a Advantage. A Frontline Combo combate pulgas, carraças e piolhos mordedores, prevenindo a contaminação do ambiente dos animais por ovos e larvas de pulgas. Já a Advantage disponibiliza duas opções, consoante o peso do gato (superior ou inferior a 4 kg), e atua eliminando pulgas e os estádios larvares das pulgas presentes no ambiente são mortos após o contacto com um animal tratado.

Habitualmente, as pipetas devem ser administradas nos gatos de 4 em 4 semanas. No entanto, é essencial seguir as indicações descritas na embalagem, pois cada marca tem diferentes atuações e duração da proteção.

COLEIRAS

As coleiras são um antiparasitário mais prático, pois têm uma duração superior, em relação às pipetas. A da marca Seresto garante 7 a 8 meses de proteção e atua contra pulgas e carraças. Assim, poderá ficar descansado por um maior período, sabendo que o seu animal está corretamente protegido.

OUTROS DESPARASITANTES EXTERNOS

Caso o seu felino não possa, por algum motivo, usar pipetas nem coleiras,  existem antiparasitários em spray. Há diversas marcas que disponibilizam esta opção, como é o caso da Frontline e da Beaphar. Os champôs podem ser um complemento, ajudando a eliminar os parasitas presentes no seu gato, bem como a prevenir o aparecimento dos mesmos.

A IMPORTÂNCIA DA DESPARASITAÇÃO

A regularidade da aplicação dos antiparasitários nos gatos difere consoante o produto utilizado ou as recomendações do veterinário. Antes de iniciar qualquer tratamento, leia atentamente o folheto informativo e siga todas as recomendações.

Escolher o desparasitante mais eficaz para gatos depende de diversos fatores. Se não sabe qual o mais indicado para o seu felino, ou se já tentou diversas opções e nenhuma resultou, é essencial que consulte um médico veterinário. Cada animal tem as diferentes características e o que é eficaz para uns, poderá não ser para outros.

Se o seu gato tiver sensibilidade ou algum problema de saúde diagnosticado, consulte o médico veterinário antes de aplicar um antiparastiário.

12 Comentários

    • Avatar
      Filipe Barata
      May 9, 2022

      A minha gata está sempre em casa, é necessário ser desparasitada externamente? Obrigado

      • Avatar
        Goldpet
        May 18, 2022

        Olá, Filipe. Sim, mesmo que a sua gatinha não saia de casa, a desparasitação é essencial. Os tutores, ao passarem, por exemplo, num jardim ou num espaço com ervas, podem ficar com pulgas no calçado ou na roupa e levá-las para dentro de casa, sem se aperceberem. Por esse motivo, é muito importante manter a sua amiguinha desparasitada externamente! Se pudermos ajudar em mais alguma questão, diga-nos! Obrigado.

    • Avatar
      Sandra
      Jul 16, 2022

      Olá. Eu tenho 2 gatas que não saem de casa, mesmo assim apareceram pulgas. Comprei pipetas advantage e nas 24h pareceu ter feito efeito mas agora passaram 72h e elas estão cheias de comichão e continuam com pulga. Qual o tempo recomendado para voltar a colocar pipeta? Obrigado

      • Avatar
        Goldpet
        Aug 9, 2022

        Olá, Sandra. Agradecemos a sua questão! Mesmo sem saírem de casa, os animais podem apanhar pulgas. Os tutores podem transportá-las na roupa ou no calçado, sem se aperceberem. Por esse motivo, é essencial utilizar um antiparasitário adequado! Pode voltar a aplicar o antiparasitário após 15 dias. Se notar que existem pulgas por casa, ou mesmo ovos, recomendamos utilizar o produto "Flee", disponível aqui: https://goldpet.pt/champos-e-sprays/23174-18246-flee-spray-antiparasitario.html#/220-quantidade-400_ml. Se pudermos ajudar com mais alguma questão, não hesite! Obrigado pela preferência.

    • Avatar
      Qary
      Sep 2, 2022

      Boa tarde, Comprei uma pipeta 2 em 1 (interno e externo) para a minha gata, ela tem 4 kg e pouco. Na loja só tinham de 5 - 10kg, a sra. disse que não havia problema administrar a pipeta, que a gatinha apenas poderia ficar um pouco sonolenta... Ainda não coloquei porque estou com receio.

      • Avatar
        Goldpet
        Oct 12, 2022

        Olá! Aconselhamos sempre que respeitem as indicações de espécie, peso e idade fornecidas pelo fabricante da pipeta.

    • Avatar
      Maria Judite Neves da Cunha
      Sep 2, 2022

      As pipetas podem envenenar o gato quando aplicada?

      • Avatar
        Goldpet
        Oct 12, 2022

        Olá, Maria Judite. As pipetas são seguras quando aplicadas em animais cuja espécie, peso e idade estão em conformidade com a referência da pipeta. Por exemplo, nunca devemos aplicar pipetas para uso em cães, a gatos. Se a pipeta estava correta para o seu gato, as reações adversas poderão ser, por exemplo, excesso de salivação, caso o animal tenha lambido o local da aplicação ou, eventualmente, poderão ocorrer reações cutâneas, como perda de pelo, comichão ou vermelhidão. A intoxicação com sintomatologia neurológica poderá ocorrer, mas são situações bastante raras. No entanto, se o gato demonstrar qualquer sinal de intoxicação ou envenenamento, deverá levá-lo com urgência a um médico veterinário.

    • Avatar
      Sonia
      Jun 6, 2023

      Olá. Tenho um Gato com 12 anos e com insuficiência renal, que sempre que lhe coloco uma pipeta de desparasitação, perde o pelo na zona de aplicação. Tentei utilizar uma coleira e aconteceu o mesmo. Devo continuar a utilizar estes metodos, ou há alguma alternativa?

      • Avatar
        Goldpet
        Jun 15, 2023

        Olá, Sónia! Agradecemos o seu comentário. Pelo que nos descreve, acreditamos que o seu patudo esteja a fazer uma reação alérgica a algum componente. Existem alternativas, mas, para podermos aconselhar, era importante saber quais as marcas de desparasitantes que usou, para saber o princípio ativo em comum e tentar saber a possível causa da reação. Se o problema persistir ou agravar, entre em contacto com o médico veterinário. Obrigado!

    • Avatar
      Carolina
      Jul 27, 2023

      Estou indecisa entre pipetas ou comprimidos para desparasitação externa? Como sei qual o mais eficaz/adequado? Obg

      • Avatar
        Goldpet
        Aug 11, 2023

        Olá, Carolina! Os comprimidos são mais eficazes em casos de infestação. As pipetas, embora também sejam eficazes nesses casos, atuam como proteção. É essencial ter em conta o estilo de vida do animal, pois, comprimidos e pipetas diferem nos parasitas que abrangem. Por exemplo, há pipetas que protegem contra o mosquito da Leishmaniose, o que não acontece em comprimidos. É importante saber quais os parasitas abrangidos por cada antiparasitário, para poder escolher o que melhor se adequa ao seu animal de estimação!

Deixe o seu comentário