Qual o desparasitante externo mais eficaz para gatos?

Ana Camponês 02 Jan, 2020

Escolher o melhor desparasitante externo para gatos depende de diversos fatores. Em primeiro lugar, é essencial que o gato seja visto pelo médico veterinário, de modo a que ele possa avaliar o felino e indicar um antiparasitário adequado às características dele. Isto é especialmente importante no caso do seu animal de estimação ter algum tipo de sensibilidade.

Os parasitas são transmissores de diversas doenças. Por isso, é essencial que proteja o seu felino. A saúde do gato é a base para o bem estar geral e certamente que, como tutor, quer proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao seu melhor amigo.

COMO ESCOLHER O DESPARASITANTE PARA GATO

Para escolher o antiparasitário externo para o seu gato, deve ter em conta a idade dele, o peso, o estilo de vida e o ambiente onde ele vive. Mesmo que o seu felino viva essencialmente dentro de casa, é essencial administrar um desparasitante. Os parasitas podem entrar em nossa casa de diversas formas, por exemplo, através dos nossos sapatos. Sem se aperceber, inúmeros parasitas podem entrar em sua casa e atacar os animais de estimação, sem que para isso ele precise de colocar uma patinha, que seja, no jardim. Por isso, é essencial que o seu gato esteja protegido.

TIPOS DE DESPARASITANTES EXTERNOS PARA GATOS

Existem vários tipos de antiparasitários externos para gatos: pipetas, coleiras, comprimidos, spray, entre outros. Seja qual for aquele que escolher para o seu gato, deve ter a atenção de confirmar que é adequado ao seu felino. Um dos aspetos a ter em conta de imediato é o tipo de abrangência do produto - isto é, se combate pulgas, carraças ou outros parasitas. Deve escolher o mais adequado, tendo em conta o ambiente onde vive o gato.

Igualmente importante, é escolher o desparasitante consoante o peso e/ou a idade do gato. A dose a administrar varia consoante o peso do gato e é essencial que administre a dose correta, tanto para que o antiparasitário tenha o efeito desejado, como para não causar qualquer reação adversa ao felino.

PIPETAS ANTIPARASITÁRIAS

As pipetas são um tipo de desparasitante que se aplica diretamente na pele do gato. Existem várias marcas deste tipo de antiparasitário, entre as quais, a Frontline ou a Advantage. No que diz respeito à Frontline existe a gama Combo, que combate pulgas, carraças e piolhos mordedores. Já a marca Advantage disponibiliza duas opções: uma para gatos até 4kg de peso e outra para felinos com peso superior a 4kg. Esta marca atua contra pulgas e piolhos. Habitualmente, as pipetas devem ser administradas nos gatos de 4 em 4 semanas. No entanto, é essencial seguir as indicações descritas na embalagem, pois cada marca tem diferentes atuações e duração da proteção.

COLEIRAS ANTIPARASITÁRIAS

As coleiras são um antiparasitário mais prático, pois têm uma duração superior, em relação às pipetas. A da marca Seresto garante 7 a 8 meses de proteção e atua contra pulgas e carraças. É normal que, com o stress do dia a dia, o tutor se possa esquecer da desparasitação do seu gato. Com uma coleira pode ficar descansado durante vários meses, pois ele estará sempre protegido contra esses parasitas externos.

OUTROS DESPARASITANTES EXTERNOS

Existem também opções de antiparasitários em spray, caso o seu felino não possa, por algum motivo, usar pipetas nem coleiras. Há diversas marcas que disponibilizam esta opção, como é o caso da Frontline, com o Frontline Spray, e também da Beaphar, com o Fiprotec.

Além disso, existem outros produtos antiparasitários, que podem ser um complemento à desparasitação habitual - por exemplo, um champô que atua como repelente de alguns parasitas externos poderá ajudá-lo a combater uma infestação.

A IMPORTÂNCIA DA DESPARASITAÇÃO

É essencial desparasitar o seu felino regularmente, de acordo com as indicações dadas pelo médico veterinário, ou consoante a regularidade indicada no antiparasitário que administra ao seu felino. Antes de aplicar qualquer desparasitante ao seu gato leia atentamente o folheto informativo, para que o seu felino fique corretamente desparasitado e, consequentemente, protegido. Os antiparasitários protegem os animais dos parasitas, que podem transmitir-lhes doenças diversas. Por isso, é essencial que o seu melhor amigo esteja sempre protegido, para que possa viver uma vida tranquila e feliz.

Escolher o desparasitante mais eficaz para gatos depende sempre de diversos fatores. Se não sabe qual o mais indicado para o seu felino, ou se já tentou diversas opções e nenhuma resultou, é essencial que consulte um médico veterinário. Cada animal tem as suas características e o que é eficaz para uns, poderá não o ser para outros. No caso de o seu gato ter algum tipo de sensibilidade, seja ela qual for, é ainda mais importante que questione o veterinário sobre qual o antiparasitário mais indicado para ele, de modo a evitar uma reação alérgica, ou outro problema.

Comentários

Deixe o seu comentário