Curiosidades sobre a Iguana verde

Goldpet Webmaster 24 Oct, 2017

Oriunda da América Central e da América do Sul, a Iguana verde é um dos répteis mais comuns enquanto animal de estimação sendo a iguana mais popular das iguanas.

Conhecida também como um grande lagarto, tem hábitos diurnos e arborícolas vivendo na copa das árvores mais próximas aos cursos de água.

Em média, mede 1,5 a 1,8 metros em cativeiro, contudo, na natureza é comum atingirem os 2 metros de comprimento.

A sua esperança média de vida é de 15 anos, podendo chegar aos 20 anos de idade.

No que concerne ao seu habitat, a iguana doméstica necessita de um terrário espaçoso e alto, recheado de pedras, folhagem e troncos. O ambiente deve ser sempre semelhante ao clima tropical, com uma humidade de 60 a 80% e uma temperatura entre os 27 e 36 graus.

Neste artigo fique a conhecer algumas curiosidades acerta deste animal exótico que, parecendo que não, é bastante dócil e de fácil manuseamento.

Família dispersa pelo mundo

A família Iguanidae (à qual pertence a Iguana Verde) possui mais de 700 espécies diferentes originárias de todo o continente americano, da Ilha de Madagáscar em África, e das Ilhas Fiji na Ásia. Tal como a sua origem, também a sua aparência é diversificada e impede a descrição de um padrão regular. A Iguana Verde é originária da América do Sul e América Central. Encontram-se no Norte do Brasil, no México e em florestas tropicais pelo mundo todo.

Iguana verde

A iguana que é verde

A Iguana Verde é a mais comum dentro da sua espécie. Recebeu o seu nome graças à sua coloração. Quando novas, estas iguanas possuem uma coloração verde intensa e, em idade adulta apresentam ao longo do corpo listras escuras e o verde ganha tonalidades de cinza e castanho. Não mudam de cor como os camaleões mas podem apresentar mudanças de tons em situações de stress ou exposição solar.

É um dos maiores répteis da América do Sul

Apesar de ser relativamente pequena enquanto jovem, a Iguana Verde adulta pode alcançar os 2 metros de comprimento e um peso de 10 quilos. Está entre os répteis de maior porte da América do Sul. A sua cauda representa quase 70% do comprimento total do corpo. As Iguanas crescem bastante, tornando-se em animais com grandes necessidades de espaço.

É arborícola

Vive geralmente em cima das árvores e tem hábitos essencialmente diurnos. Desperta quando o sol nasce e a primeira coisa que faz é procurar um local banhado de sol para se poder aquecer. Em cativeiro precisam de um terrário alto com troncos e galhos para trepar.

A iguana verde é arborícola

A Iguana é basicamente vegetariana

Há observações de iguanas, principalmente as mais jovens, a alimentarem-se de insetos e ovos de aves. Sabe-se ainda que, nalgumas zonas, também se alimentam de peixes mortos, contudo, estes hábitos vão desaparecendo à medida que se vão tornando adultas. Por norma as iguanas são vegetarianas e alimentam-se essencialmente de verduras, vegetação marinha, legumes, frutas e até flores.

Tem um “olho parietal” que deteta luz

Embora mais simples, a forma geral do “terceiro olho” é similar à dos olhos laterais. Coberto por pele, é provável que não forme imagens, mas é neurologicamente funcional e desempenha um importante papel na sobrevivência dos lagartos que o possuem, nomeadamente a iguana. Deteta a presença de luz solar e sombra e mede a temperatura. Ajuda a indicar se as condições ambientais estão ou não adequadas à atividade do momento. Influencia, por exemplo no tempo de exposição à luz do sol e na defesa de predadores aéreos.

A temperatura dos ovos determina o sexo dos filhotes

A fêmea costuma depositar ovos, de casca mole, na areia ou debaixo de folhas secas. Demoram entre 10 a 15 semanas a chocar. A temperatura em que os ovos são mantidos define o sexo dos filhotes: os machos nascem dos ovos que ficam depositados na parte de baixo do ninho, a mais quente, as fêmeas nascem dos ovos que estão mais acima onde é mais frio.

Macho ou fêmea?

Os machos têm uma crista e um papo mais desenvolvido. A sua cauda é mais gorda do que a da fêmea, e a cabeça é maior. As tiras escuras que aparecem na pele quando adultos são mais intensas do que nas fêmeas.

As Iguanas devem de viver sozinhas

As Iguanas Verdes são animais territoriais e estão sempre prontas a defender o seu espaço, é por isso que é comum serem agressivas entre si agredindo-se mutuamente. Mesmo que consigam estabelecer uma hierarquia entre si, o macho submisso pode morrer devido à pressão e ao stress provocado pela sua condição inferior. Não se recomenda juntar várias iguanas no mesmo terrário e muito menos misturá-las com outros répteis.

Comentários

Deixe o seu comentário