As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Cuidados a ter com o primeiro gato em casa

Cuidados a ter com o primeiro gato em casa

Acolher um gato envolve um enorme sentido de responsabilidade e, consequentemente, a adaptação a uma nova rotina. Se nunca teve um gato, há diversos cuidados que deve ter em conta com o seu primeiro gato em casa.

Os gatos são animais muito curiosos que estão sempre a explorar coisas novas. Por terem esta particularidade, quando chegam a um novo ambiente é importante que o mesmo esteja preparado, principalmente em termos de segurança.

São igualmente animais territoriais pelo que, habitar num novo lar poderá ser um processo que ao início se pode revelar desconfortável e complicado.

Deve prevenir diversos cenários e ter em conta que o seu gato poderá levar alguns dias para se habituar ao novo espaço. Este é um processo que requer muita paciência e atenção mas também lhe poderá trazer muitos benefícios.

Cuidados de segurança para acolher o primeiro gato

O espaço onde o seu gato irá habitar deve ser preparado e cuidado para garantir as melhores condições possíveis ao seu animal. É, por isso, necessário preparar a casa para evitar eventuais acidentes, uma vez que o seu gato não tem a capacidade para distinguir o que é perigoso ou não.

  1. Deve guardar todos os produtos químicos (produtos de limpeza, inseticidas, entre outros) num local seguro e fechado ao qual o gato não tenha acesso;
  2. Prever sistemas de segurança para janelas e varandas, por forma a evitar que o seu gato salte de alturas elevadas;
  3. Prender ou guardar elementos decorativos que possam facilmente danificar-se ou que possam magoar o seu primeiro gato;
  4. Manter fora do alcance objetos que seja pontiagudos, sacos de plásticos e outros objetos que possam ferir o gato;
  5. Fechar o acesso a locais como a dispensa, máquina de lavar ou outros locais em que o gato possa ficar preso.

Espaço próprio para o seu gato

Dar um novo lar a um gato implica ter um espaço próprio para o mesmo. Indicamos assim diversos objetos que deverá ter para garantir a comodidade do seu primeiro gato em casa.

Caixa de Areia para o seu primeiro gato

A caixa de areia é dos itens mais importantes a garantir ao seu gato. Este animal é caraterizado por ser bastante higiénico não conseguindo deixar as suas fezes à mostra a espalhar odor. A caixa de areia serve para o gato poder enterrar as fezes e assim cumprir o seu instinto de ser higienizado.

Deve garantir que o seu gato tenha uma caixa de areia com um tamanho em que seja fácil a sua movimentação, sem ser necessário grandes esforços. A mudança de areia deve ser feita de forma regular.

Comedouros para gatos

Os comedouros para gatos devem estar previamente preparados antes de receber o seu primeiro gato em casa. Aconselhamos a que tenhamos dois comedouros: um onde irá colocar a ração seca e outro onde irá colocar a ração húmida para o seu gato. Deve optar por comedouros de porcelana ou de vidro, ao invés dos de plástico. A ração escolhida deve ter em conta as necessidades nutricionais conforme o estilo de vida, a idade e se o gato está ou não esterilizado.

Os comedouros devem estar num local longe da caixa de areia, por forma a ser criada uma zona de refeição e outra de higienização.

Bebedouros para gatos

Garantir água fresca e potável ao seu gato é igualmente importante. Para tal, deverá ter, pelo menos, um bebedouro ao alcance dele. O ideal é que tenha bebedouros num número proporcional ao tamanho da sua casa, isto é, quanto maior for o espaço onde o gato habita, maior número de bebedouros deverão existir para que ele tenha acesso a vários pontos com água fresca.

Arranhador

Nos tempos iniciais do seu gato em sua casa, ele irá arranhar diversos sítios e objetos que não deve. Uma vez que é um animal que procura sempre arranhar e afiar as suas unhas, deve, por isso, ter disponível um arranhador e mostrar-lhe onde o mesmo se encontra. Desta forma, o gato habituar-se-á a arranhar o objeto indicado para tal. Aconselhamos ainda a que coloque o arranhador do gato perto do local onde este dorme.

Brinquedos para gatos

Os gatos são animais que facilmente se mantêm entretidos. Escolher um brinquedo para o seu gato poderá ser uma tarefa difícil por existirem diversas opções.

Aconselhamos a que opte por brinquedos interativos que estimulem a atividade física e mental do seu gato. Deverá começar com brinquedos mais básicos e simples e com o passar do tempo conseguirá perceber o que mais facilmente desperta a atenção dele.

Cama para o seu primeiro gato

Apesar do gato ser um animal que consegue dormir em qualquer lado, deve sempre ter preparada uma cama para que ele possa aprender a dormir confortavelmente no seu próprio espaço. O tamanho e o tecido são os dois aspetos mais importantes na escolha da primeira cama para o seu gato, os quais devem ser sempre adequados .

Os gatos são excelentes animais de companhia para quem procura um animal independente que não exija tanta atenção e cuidado. Preparar-lhes um bom ambiente caseiro, com o equipamento básico, para que possam viver consigo é uma tarefa simples. Depois disso, está pronto para dar as boas vindas ao seu primeiro gato.

Deixe o seu comentário