As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Criação de canários: toda a informação que precisa

Criação de canários: toda a informação que precisa

Os canários são dos que têm uma das vozes mais bonitas do mundo animal. Por isto, e pelas suas caraterísticas físicas, despertam a atenção de criadores de aves.

Como em qualquer outro processo de reprodução, a criação de canários tem diversos aspetos que deverá ter em conta por forma a ter sucesso desde o tipo de gaiola, à conceção dos ninhos ou até mesmo à alimentação.

Neste artigo, damos algumas dicas para que possa investir na criação de canários de cor. O canário de cor é uma ave com cerca de 15/16 centímetros de comprimento quando se encontra perante o seu tamanho adulto, com penas que variam entre a cor amarela, vermelha ou verde. O seu bico é curto e tem uma forma icónica.

O período mais adequado para a criação de canários é entre fevereiro e agosto e os casais devem seguir determinados critérios de acasalamento para a sua criação, sendo a genética o principal fator que determina as caraterísticas de uma cria.

A gaiola

A gaiola de acasalamento é um dos elementos mais importantes para a reprodução desta ave. Estas devem ficar isoladas e vedadas de forma a evitar interferências com outros animais, contudo, se as suas aves estiverem num espaço mantido com iluminação artificial deverá aumentar a quantidade de luz fornecida, de forma gradual.

A criação profissional de canários costuma guiar-se pela seguinte estratégia:

  • Deixa-se a fêmea separada do macho em gaiolas adjacentes ou na mesma, mas com uma divisória;
  • Quando a fêmea se tornar febril, nervosa e agitada está pronta para acasalar e, a partir daí, devem colocar-se materiais para confeção do ninho na gaiola, como fibras de sisal, por exemplo;
  • Nos dias seguintes a fêmea e o macho entrarão numa fase de “namoro” entre as duas gaiolas e, no máximo, três dias depois, estão prontos para serem colocados na mesma gaiola e acasalar.

Em caso algum deve juntar a fêmea e o macho sem que estes estejam preparados para acasalar. Os machos tendem a matar a fêmea caso esta não esteja pronta para se reproduzir. Durante este período, deve manter sempre a gaiola limpa e higienizada.

Alimentação

As crias são o objetivo de toda a criação de canários, porém, alguns ovos poderão não eclodir. Nesse caso, deve-se colocar os ovos num pequeno recipiente com água morna e, caso haja movimento, eclodirão na manhã seguinte.

Os primeiros sete dias das crias são cruciais, os filhotes começam a desenvolver uma pequena penugem e mostram-se ativos e energéticos ao menor movimento, procurando sempre a comida. Caso não verifique esta situação, deverá consultar um veterinário por forma a perceber se se deve ao alimento que o canário consome ou se está com algum problema de saúde.

Nos primeiros dias das crias, apenas as fêmeas se irão encarregar da alimentação enquanto que os machos ocupam-se dessa tarefa mais tarde. Ainda assim, deverá ter em atenção se a fêmea está a alimentar as suas crias, podendo ser uma má criadora. Se não o estiver a fazê-lo, terá de alimentar as crias utilizando papas de criação à mão.

Após este período, os pequenos canários já começam a exibir alguns canudos de penas e a abrir mais os olhos.

No que concerne ao tipo de alimentação, deve ter em conta que esta ave é granívora, isto é, alimenta-se principalmente de sementes e grãos. É ainda importante o complemento da alimentação com uma papa especial e algumas vitaminas de modo a evitar doenças ou problemas crónicos.

As diferentes sementes apresentam variados valores nutricionais e diferentes composições. É necessário adaptar a alimentação não só consoante a época do ano, mas também consoante as quantidades.

Deixe o seu comentário