Como conservar os alimentos para cães e gatos

Goldpet REDpost 05 Nov, 2018

Há semelhança dos nossos alimentos, a conservação da ração para cães e gatos deve seguir determinadas normas e cuidados. Caso os alimentos não sejam devidamente conservados, podem perder os nutrientes ou estragarem-se e, consequentemente, tornarem-se um perigo para a saúde dos animais.

Apesar de cada vez mais embalagens de alimentos estarem adaptadas a uma ótima conservação da ração, é importante ter em conta que os alimentos dos nossos cães e gatos devem ser armazenados e tratados conforme as suas necessidades. Todos os alimentos processados têm um prazo de validade e uma garantia de conservação, todavia, depois de a embalagem ser aberta, devem existir cuidados específicos na sua conservação, dependendo esses mesmos cuidados do tipo de alimento.

Alimentação seca para cães e gatos

A ração seca é um tipo de alimento simples de conservar, uma vez que tem ingredientes que tornam a ração um produto mais estável, no entanto, a conservação deste tipo de alimento requer também alguns cuidados específicos, tais como:

  1. Armazenar num local seco e à temperatura ambiente, para evitar a deterioração do mesmo. As temperaturas demasiado altas ou baixas, bem como a humidade são dos maiores inimigos para conservar o alimento;
  2. Manter o produto na embalagem original, procurando fechar a mesma o melhor possível. Pode ainda guardar a ração em contentores próprios, isto é, recipientes herméticos, que mantenham a ração bem isolada da humidade, do oxigénio, do calor e da luz solar direta;
  3. Os insetos e larvas são também fortes inimigos da ração para animais. Desta forma, deve conferir que o local onde guarda a ração não é propício ao desenvolvimento destes animais;
  4. Evitar deixar o saco de ração no chão para que o mesmo não absorva a humidade nem tenha qualquer tipo de contacto com animais roedores.

Alimentação húmida para cães e gatos

Ao contrário do tipo de ração anteriormente falado, a ração húmida é um alimento que exige maiores cuidados de conservação, por ser considerado um alimento fresco. Aconselhamos os seguintes cuidados:

  1. Conservação num local fresco, antes de abrir. Por norma, este tipo de alimento é vendido dentro de latas ou saquetas que devem ser conservados num local fresco;
  2. Após abrir a embalagem, deve guardar a mesma no frigorífico até ser consumido todo o alimento. A ração húmida deve ser consumida num prazo máximo de 3 dias;
  3. Tapar o produto para evitar que o produto seque, não correndo o risco de perderem muita da sua palatibilidade;
  4. Não é recomendado o congelamento da ração húmida uma vez que este processo poderá alterar a textura e a composição do alimento.

Uma vez que adquirir ração em grandes quantidades é um hábito comum por ser mais prático e, muitas das vezes, mais económico, é importante que siga os conselhos anteriormente mencionados para que possa garantir o melhor alimento possível ao seu animal.

Biscoitos e snacks para cães e gatos

Os biscoitos e snacks poderá guardar na embalagem original se mantiver o pacote bem fechado. No entanto, se preferir, também poderá distribuir estes alimentos por recipientes ou potes desde que os mesmos permitam fechar bem o frasco. Desta forma, os biscoitos e snacks não terão contacto com o ar nem com outros agentes externos que poderão modificar o alimento e, consequentemente, fazer com que o mesmo perca a qualidade.

Outros cuidados a ter com os alimentos para cães e gatos

Verificar a data de validade

Independentemente do tipo de alimento, na hora de comprar a ração, é igualmente importante que veja a data de validade na mesma. Dividindo o número de quilos da embalagem pelo número de gramas que o seu cão e/ou gato come, consegue ter uma ideia de quantos dias durará a ração e, consequentemente, se atinge a data de validade. No entanto, a ração seca se conservada mediante as condições referidas neste artigo, poderá ser extensível até seis meses depois da data de validade.

Limpeza e higienização do comedouro

Para garantir que o alimento fornecido ao seu cão e/ou gato tenha a máxima qualidade deve lavar, de forma regular, o comedouro do animal com água e um detergente neutro. Colocar o comedouro a apanhar luz solar também não é indicado. Procure que o mesmo esteja num local seco e à temperatura ambiente evitando, sempre, que seja exposto à luz solar direta.

Comentários

Deixe o seu comentário