As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

A presença de um aquário faz bem à saúde

A presença de um aquário faz bem à saúde

Diversos estudos revelam que as pessoas que costumam observar aquários ou ter rotinas que envolvam estar ao redor dos mesmos, observam melhorias no seu bem-estar físico e mental.

A observação de peixes pode beneficiar a sua saúde de diversas formas. Além de aumentar o humor de um indivíduo, pode ainda reduzir a pressão arterial, os batimentos cardíacos e outras condições, o que é uma ótima notícia para todos, em especial para pessoas hipertensas, com stress ou problemas do foro psicológico ou psiquiátrico.

Para crianças com problemas de concentração e hiperatividade, a observação deste tipo de ambientes relaxantes também são uma importante ajuda no apoio às mesmas.

Reduz o stress

Cada vez mais as rotinas do ser humano são caraterizadas pelo aumento do stress diário que, consequentemente, poderão causar distúrbios emocionais e físicos.

Há diversas formas de aliviar os níveis de stress e, uma boa forma de o fazer, é introduzir um aquário num espaço onde costume permanecer durante algum tempo.

Este relaxamento é proporcionado pela movimentação dos animais, pela riqueza do ambiente e pelo som da água corrente. Os resultados são tanto mais surpreendentes quanto maior, mais colorido e diversificado for o aquário observado.

Proporciona um bom descanso noturno

É do conhecimento de todos que dormir o suficiente e ter um sono de qualidade é benéfico para a sua saúde. Por o induzir a um efeito relaxante em todo o corpo, a observação de um aquário permite-lhe descansar melhor à noite. Consequentemente, será mais produtivo durante o dia além de que um sono de qualidade permite-lhe rejuvenescer as células do seu corpo.

Reduz a pressão arterial elevada

A presença de peixes pode minimizar a pressão arterial. Esta conclusão obteve-se de um estudo em que pessoas expostas a aquários cheios de peixes, em especial idosos, mostraram ter uma redução significativa da pressão arterial.

Aquários vazios mas devidamente decorados também poderão ajudar a obter este efeito, contudo, aquários com peixes proporcionam melhor resultados.

Ajuda pacientes com Alzheimer

Estudos demonstram que pacientes com Alzheimer expostos a aquários, além de aparentarem estar mais tranquilos e relaxados, também reduzem os seus comportamentos disruptivos e melhoram os hábitos alimentares.

Aquário de peixes

Os estudos que proporcionaram estas descobertas explicam porque é que muitas empresas mantêm aquários nos escritórios. Estes potenciam, assim, níveis saudáveis de bem-estar, concentração e produtividade. O mesmo acontece em consultórios médicos onde se vê frequentemente aquários em salas de espera, ajudando a reduzir a ansiedade dos pacientes.

Esta teoria não é novidade. Em várias culturas religiosas asiáticas, acredita-se que a movimentação do peixe dispersa a energia fazendo com que as pessoas se sintam mais calmas quando praticam meditação frente a um aquário.

Mas atenção! Também é verdade que esta observação pode ser nefasta para os animais que habitam aquários mais pequenos. Diversos estudos explicam que peixes comuns de água doce mantidos em pequenos aquários são mais agressivos do que os que vivem em aquários maiores. Também Biólogos já mostraram que o ouriço-do-mar pode adotar comportamentos canibais quando mantido em aquários pequenos ou superlotados.

O consenso nesta teoria é grande: um maior volume de água é sempre a melhor aposta para um ambiente com peixes mais saudáveis e uma maior estabilidade. Afinal, como qualquer outro animal, também os peixes alteram o seu comportamento quando mantidos em cativeiro.

Além de proporcionarem os benefícios anteriormente mencionados, os aquários têm a vantagem de facilmente serem colocados em qualquer lugar, dependerá do tamanho do aquário e da quantidade de peixes que pretende ter. Normalmente, os aquários já vêm equipados com os kits básicos essenciais.

Deixe o seu comentário