As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Como treinar uma chinchila?

Como treinar uma chinchila?

Tem um chinchila e gostava de treiná-la, para que ela tenha mais contacto consigo e com outras pessoas que vivam na mesma casa? É possível, mas saiba que treinar a chinchila é um processo demorado e que deve passar, calmamente, por várias fases e, por isso, exige bastante paciência.

Em primeiro lugar, se acabou de acolher uma chinchila em sua casa, deve dar-lhe tempo para que ela se ambiente ao novo espaço. E sem pressões: a chinchila não reage bem ao toque forçado. Deve deixar que seja ela a aproximar-se, aos poucos, dos habitantes da casa, antes de começar a domesticá-la ou a treinar coisas mais específicas.

Depois, a cada dia, vá introduzindo novos desafios, recompensando-a sempre com snacks do agrado dela. Mas atenção à quantidade de biscoitos que lhe oferece por dia, para não haver risco de causar qualquer problema de saúde na chinchila.

Deixamos algumas dicas que podem ajudá-lo a domesticar e a treinar a sua chinchila.

Antes de começar a treinar, deixe que a chinchila conheça a nova casa

Enquanto a chinchila não estiver completamente ambientada ao novo espaço, não vale a pena iniciar qualquer processo de domesticação. Primeiro, deve ficar junto da gaiola e falar calmamente com a chinchila. Faça isto durante alguns dias, para ela ficar a conhecer a sua voz e se adaptar à sua presença, estando ela num lugar que considera seguro: na gaiola deve ter objetos com os quais ela possa brincar e também onde se possa esconder.

Observe o comportamento dela e, quando notar que a chinchila está mais confortável com a sua presença, solte-a durante algum tempo. Deve primeiro confirmar que o espaço não tem qualquer perigo - cuidado com cabos de eletrodomésticos, por exemplo, e objetos que ela possa roer e magoar-se. O espaço deve estar o mais limpo possível.

Solte-a, então, durante algum tempo, para ela conhecer a casa. Não ande atrás dela, observe apenas o comportamento da sua chinchila e, acima de tudo, esteja atento para evitar qualquer perigo. Depois de ela se habituar à casa, deve deixar que seja a chinchila a aproximar-se de si, para ganhar a sua confiança. Não deve forçar qualquer toque, tentar agarrá-la à força, nem fazer movimentos bruscos, pois ela não irá apagar isso da memória facilmente e irá perder a confiança em si.

Deixe que, pela curiosidade, a chinchila se vá aproximando, até permitir que lhe toque com um dedo, por exemplo. Depois, experimente deixar um biscoito na sua mão, para ser ela a ir buscá-lo. Aos poucos, ela vai ganhar confiança e não vai ter qualquer problema em estar junto de si e, quem sabe, poderá até comer um snack ou descansar no seu colo.

De notar que este processo de adaptação aos tutores deve ser individual. O facto de a chinchila já estar habituada a uma pessoa pode facilitar esse processo com outras, mas a adaptação a cada um deve ser sempre gradual e individual. Não deve deixar que um estranho se aproxime demasiado e tente tocar na chinchila, pois ela poderá reagir mal.

Treinos diários e sempre com recompensas

Passado o processo de adaptação ao novo espaço e tutor, só quando ela já tem plena confiança em si é que deve começar a treinar a sua chinchila, com truques mais específicos. Tenha sempre consigo alguns biscoitos, tendo o cuidado de não dar demasiados, para não gerar problemas de saúde.

Tal como deve acontecer no processo de adaptação, para treinar a chinchila deverá estar num lugar calmo, sem outros barulhos nem pessoas a circular. Os treinos não devem demorar mais de uma hora por dia, ou até menos: depende sempre da disposição da chinchila. Quando começar a notar que ela já está a ficar aborrecida, termine o treino, para evitar que ela comece a associar esse processo a algo negativo.

Se treinar com a sua chinchila diariamente poderá introduzir, aos poucos, novos desafios, conforme ela vá obedecendo. Treinar com frequência ajuda também a que ela memorize as coisas com maior facilidade. Pode ensiná-la, por exemplo, a entrar sozinha para dentro da gaiola, ou a subir para o seu colo. Associe sempre a mesma palavra aos vários truques que pretende que ela faça: "casa" para entrar na gaiola, ou "colo" para subir para o seu colo, por exemplo.

Deve evitar colocá-la na gaiola assim que terminar de treinar com ela, pois isso fará com que ela passe a associar o treino a algo mau: ficar novamente fechada na gaiola. Dê-lhe algum tempo de liberdade e coloque-a na gaiola só depois de ela brincar um pouco pela casa.

Os snacks são muito importantes, pois será isso que vai fazer com que ela se sinta motivada para treinar e, consequentemente, ganhe mais confiança. No entanto, cada animal tem o seu temperamento, por isso, o que resulta com uns, poderá não resultar com outros. Tal como acontece com qualquer animal, e também com o ser humano, algumas chinchilas podem não gostar de contacto com outras pessoas, pelo que deverá respeitar isso e deixá-la viver da forma mais confortável para ela.

Com o passar do tempo irá conhecer melhor a sua chinchila, perceber do que ela gosta, ou não, bem como o que a deixa mais, ou menos, confortável. O mais importante é nunca forçar qualquer contacto. Deixe que seja a chinchila a aproximar-se de si, no ritmo dela.

Deixe o seu comentário