As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Como se reproduzem as tartarugas?

Como se reproduzem as tartarugas?

Se tem uma tartaruga macho e uma fêmea em casa, é possível que elas reproduzam. Sabe como isso acontece? Em primeiro lugar, para evitar surpresas, caso não pretenda que elas se reproduzam, é importante saber distinguir a tartaruga macho da tartaruga fêmea. Caso o seu objetivo seja a reprodução das tartarugas, saiba que há alguns cuidados a ter e que este não é um processo simples, quando as tartarugas vivem em cativeiro. 

Como distinguir o sexo das tartarugas?

distinção do sexo das tartarugas não é difícil. Basta olhar para a parte inferior da carapaça: a tartaruga macho tem essa parte em formato côncavo, ao contrário do que acontece com a tartaruga fêmea, cuja carapaça inferior é plana, ou ligeiramente convexa.

Como se reproduzem?

Agora que sabe como distinguir o sexo das tartarugas, poderá querer saber como elas se reproduzem. Não se esqueça da idade: é importante que as fêmeas tenham mais de cinco anos e os machos mais de três anos.

Inicialmente, os machos atraem as fêmeas por sons e movimentos, como se de uma dança se tratasse. De notar que o macho poderá rejeitar determinada fêmea. Se o seu objetivo for mesmo a reprodução, poderá ter mais do que uma tartaruga fêmea e, assim, a tartaruga macho poderá escolher. Por sua vez, a fêmea poderá ser fecundada por vários machos, assim como um macho poderá acasalar com várias fêmeas.

Uma das características da tartaruga macho são as unhas compridas - é o que usam para montar em cima das fêmeas. A carapaça côncava do macho encaixa na carapaça superior da tartaruga fêmea e é aqui que ocorre a fecundação.

Como cuidar dos ovos?

Após a fecundação, a fêmea irá criar um ninho para colocar os ovos. Para isso, deverá proporcionar-lhe um local indicado. As tartarugas nunca colocam os ovos dentro de água. Em habitat natural, as tartarugas fêmeas saem da água e é na areia, ou em solo húmido, que fazem o ninho para colocar os ovos, numa profundidade suficiente para os ovos e também para o corpo da própria tartaruga. Para humedecer o solo, a tartaruga usa a própria urina e caso encontre obstáculos, como um solo que não consiga escavar bem, muda de local.

O número de ovos que a tartaruga irá colocar depende sempre da espécie. No caso das tartarugas domésticas, poderá ser necessário o uso de uma incubadora, cuja temperatura não deve passar dos 30º Celsius. Deve ter especial cuidado ao manusear os ovos, pois são muito frágeis. Dependendo sempre da espécie da tartaruga, as crias podem demorar cerca de 90 dias a nascer.

As crias de tartaruga têm um dente que serve especificamente para partir o ovo. Após o nascimento, as crias podem permanecer durante alguns dias dentro da casca de ovo, alimentando-se dela, e não necessitam de ajuda para sair. Quando saírem do ovo deve tirar a respetiva casca, para não contaminar as restantes crias que poderão ainda não ter saído do ovo.

Sabia que é a temperatura que define o género da tartaruga?

Dos ovos gerados em temperaturas mais baixas nascerão tartarugas do sexo masculino, enquanto dos ovos gerados em temperaturas mais altas nascerão fêmeas. Em habitat natural, os ovos que ficam por baixo têm maior humidade, por isso, serão machos. Os que ficam por cima serão fêmeas - apanham mais sol e estão num clima mais seco.

Tal como acontece quando em habitat natural, por muito cuidado que tenha com as suas tartarugas, elas podem não sobreviver ao primeiro ano de vida, ou podem mesmo morrer ainda antes do nascimento. Habitualmente, assim que nasce uma cria, as outras nascem logo de seguida. Caso tenha ovos cujas crias não nasceram, deve esperar durante mais alguns dias para ter a certeza que não sobreviveu.

Deixe o seu comentário