Como saber se a hamster está grávida?

14 Out, 2019

Tem um casal de hamsters e desconfia que a fêmea esteja grávida? Aqui ficam algumas dicas que poderão ajudá-lo a saber se a sua família de hamsters está prestes a aumentar.

É muito importante conseguir identificar a gravidez de uma hamster logo desde cedo, para que possa preparar tudo aquilo que ela precisa para viver esta fase o mais tranquila possível e receber as crias cheia de saúde. O período de gestação de uma hamster é muito curto: a hamster está grávida durante apenas cerca de 15 dias. No entanto, depende sempre da espécie de cada hamster - algumas espécies têm um período de gravidez maior, que pode chegar aos cerca de 25 dias.

Durante este período é fundamental que a hamster grávida esteja o mais tranquila possível. Uma situação de maior ansiedade poderá ser bastante prejudicial. Evite incomodá-la durante esta fase - ela irá defender o seu território, de modo a proteger o espaço onde nascerão as crias.

Sinais de que a sua hamster está grávida

Alguns dos sinais que pode observar para saber se a sua hamster está grávida são o aumento de peso e a maior ingestão de água e comida. Deve, no entanto, verificar junto de um veterinário se a causa será mesmo uma gravidez, pois esses poderão ser, também, sintomas de algum problema de saúde.

Quando está grávida, a hamster precisa de uma dieta bastante energética, consumindo proteínas e gorduras saudáveis. Além de precisar de uma boa alimentação para ela própria, enquanto grávida, necessita de nutrir as crias. Além disso, habitualmente, as hamster grávidas fazem uma reserva de alimento para quando chegar a altura do parto.

O aumento dos mamilos pode ser outro sinal de que a sua hamster está grávida - está a preparar-se para a amamentação. No entanto, é possível que isso aconteça apenas nos últimos dias de gestação. Também a barriga do seu animal de estimação pode alterar-se com o passar dos dias, sendo esse outro sinal de que a sua hamster está grávida.

No final da gestação, a fêmea irá começar a preparar-se para receber as crias, criando um ninho. Portanto, se a sua fêmea está a criar um ninho, é muito possível que esteja grávida e que esteja quase a chegar o momento do parto. Nessa altura, ela poderá ficar mais inquieta, sendo esse outro sinal de que as crias estão prestes a nascer.

Cuidados a ter após o nascimento das crias hamster

A quantidade de crias que uma hamster pode ter depende de cada espécie. Enquanto algumas espécies podem ter entre quatro a oito crias, outras espécies podem ter até 20. É essencial fornecer uma dieta rica muito rica à hamster que acabou de dar à luz. Após o nascimento das crias é importante que não se aproxime da gaiola e, mais importante ainda, não tocar nos recém-nascidos.

Poderá também ser recomendado separar os hamsters adultos nesta fase, para evitar que comam as crias - é algo bastante natural para os hamsters e até a própria mãe o pode fazer. Se verificar qualquer comportamento de abandono das crias, por parte da progenitora, leve-as de imediato ao veterinário, para que possam cuidar dos recém-nascidos corretamente. É aconselhável remover alguns objetos do interior da gaiola, tais como a roda de exercícios ou rampas entre pisos, para evitar que as crias se magoem.

Cerca de 20 dias após o nascimento das crias, já pode voltar tudo ao normal: pode juntar os hamsters, para que se conheçam e aprendam a viver em conjunto, e limpar a gaiola. Note que os hamsters podem começar a reproduzir-se desde muito cedo, logo a partir do primeiro ou segundo mês de vida, dependendo da espécie. Por isso, se não pretende ter criação destes roedores, deve tomar algumas medidas para evitar gravidezes indesejadas, por exemplo, separar os machos das fêmeas.

Deve verificar se a gaiola está totalmente adequada para as crias. Por exemplo, o bebedouro deve estar a uma altura que os recém-nascidos consigam chegar sem dificuldade. Após 10 dias de vida, os hamster recém-nascidos já podem começar a alimentar-se com comida sólida, para que façam a transição. No entanto, é importante que a ração seja humedecida, para que se torne mais macia e eles consigam ingerir melhor.

Comentários

Deixe o seu comentário