As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Como proteger o seu cão e casa dos parasitas externos

Como proteger o seu cão e casa dos parasitas externos

Desparasitar os nossos animais de estimação é importante para que sejam saudáveis. Para protegê-los contra os parasitas externos, existem várias marcas spot-on (pipetas) pipetas, como Advantix® ou Advantage®.

Antes de adquirir o antiprasitário spot-on (pipeta) informe-se sobre o peso do seu pet - a dose a aplicar a cada animal depende sempre do peso dele.

Que doenças podem transmitir os parasitas externos?

A Leishmaniose é uma doença transmitida ao cão através das picadas de pequenos insetos parecidos com os mosquitos: os flebótomos. Esta doença pode ser fatal para o cão se não tiver assistência médico-veterinária. As pulgas alimentam-se do sangue do hospedeiro (cão, ou gato), através da picada, provocando irritações, alergias, dermatites, ou outros problemas de pele. As pulgas podem ainda transmitir larvas de ténia e agentes infeciosos. As carraças fixam-se nos cães para se alimentarem do seu sangue. Ao picarem, as carraças podem transmitir doenças graves, como a febre da carraça.

Ao administrar antiparasitários no seu cão, não está apenas a zelar pela saúde dele, mas também pela do tutor e de todos os que vivem na mesma casa, uma vez que os parasitas podem também afetar o ser humano e o ambinente onde se encontra. As infestações de pulgas são bastante difíceis de eliminar, pelo que é recomendável prevenir, protegendo os pets com antiparasitários. As pulgas reproduzem-se e colocam ovos que se transformam em larvas no ambiente envolvente (carpetes, sofás e locais onde o animal descansa).

Com que frequência deve ser aplicado o spot-on (pipeta) no seu amigo de quatro patas?

Antes de aplicar qualquer pipeta no seu pet, informe-se sobre o espetro de atuação, ou seja, contra que parasitas protege. A recomendação geral é aplicação de quatro em quatro semanas, mas deve sempre consultar o médico veterinário e ler sempre o folheto informativo, pois cada animal tem diferentes exigências e necessidades.

Advantage® trata e previne infestações por pulgas em cães e gato e trata infestações por piolhos mastigadores em cães. Um tratamento previne infestações futuras durante três a quatro semanas.

Um tratamento de Advantix® protege contra pulgas de quatro em quatro semanas, carraças de três em três ou de quatro em quatro semanas, flebótomos de três em três semanas, mosquitos de quatro em quatro semanas, moscas do estábulo de quatro em quatro semanas, piolhos mastigadores em um tratamento. Advantix® reduz o risco de transmissão de doenças como leishmaniose.

Em caso de infestação por piolhos mastigadores, recomenda-se um novo exame realizado pelo médico-veterinário 30 dias após o tratamento, uma vez que alguns animais podem necessitar de um segundo tratamento.

Como qualquer produto antiparasitário externo e de aplicação tópica, a eficácia não pode ser garantida a 100%. Diversos fatores podem influenciar a atuação do produto, como o ambiente, a carga parasitária, o organismo e a condição de saúde do animal, o pelo, a frequência dos banhos, a tosquia e todo o estilo de vida do animal. Assim, se encontrar um parasita no pelo do seu animal, que poderá ainda não ter contactado com a substância ativa do antiparasitário, deve removê-lo de imediato. Mesmo que o inseto venha a ser eliminado ou a ser repelido, deve sempre retirá-lo do animal, quando visível.

O banho também pode interferir com a eficácia do produto. Assim, o mais indicado é dar banho antes da aplicação e só três dias depois - o tempo, em média, que o pelo demorará a secar - aplicar a pipeta. Evite aplicar o spot-on (pipeta) e dar banho nos dias seguintes, tal irá remover o produto na pele e pelo do animal e, consequentemente, reduzir a eficácia. Recomenda-se igualmente que, durante alguns dias após a aplicação da pipeta, o cão não se molhe demasiado, com chuva intensa ou na praia. A queda de pelo em abundância também pode ser um fator que reduz a eficácia do produto.

Como deve ser aplicado o spot-on (pipeta) e qual o mais indicado?

Leia sempre o folheto informativo, para seguir os passos de aplicação. No folheto informativo está disponível a informação sobre as dúvidas mais frequentes. Não se esqueça de pesar o animal e de adquirir a apresentação correta (dentro do intervalo de peso) do seu cão ou gato. Aplicar spot-on (pipeta) com indicação de peso inferior num pet que tenha peso superior, pode reduzir a eficácia. O contrário também não é recomendável. Em caso de dúvida consulte o médico veterinário.

Como atuam os spot-on (pipeta)?

Após a aplicação, o produto espalha-se pelo cão através da própria oleosidade da pele. No caso da marca Advantix, assim que um dos parasitas externo ataca um cão protegido com esta pipeta antiparasitária, é repelido antes de picar o animal. As doenças transmitidas por estes parasitas apenas podem afetar o cão quando picam ou se fixam nele.

Deixe o seu comentário