As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Como cuidar do seu cão nos dias de chuva

Como cuidar do seu cão nos dias de chuva

Dias de chuva requerem cuidados extra, seja com o ser humano, seja com os animais de estimação. Descubra que cuidados deve ter para proteger o seu cão nos passeios à chuva e torne estes momentos, potencialmente stressantes, em idas à rua seguras e divertidas.

Enquanto alguns cães adoram brincar à chuva, outros detestam pisar chão molhado. Alguns recusam-se mesmo a sair de casa quando está a chover, outros apenas precisam dos acessórios certos para se sentirem confortáveis. Neste artigo, explicamos-lhe como proporcionar esse conforto ao seu amigo de quatro patas, enquanto zela, também, pela limpeza da casa (ou do carro).

Mantenha o cão limpo e seco

O pelo dos cães funciona como uma proteção natural ao frio e à chuva, devendo estar cuidado, limpo e bem escovado.

Em épocas de chuva, deve optar por não dar banho ao patudo, uma vez que o tempo húmido dificulta a secagem rápida do pelo, o que pode contribuir para o aparecimento de problemas de saúde. Para acelerar o tempo de secagem do pelo, recomendamos o uso de um secador para animais, especialmente se for um cão de pelo comprido.

No inverno, após uma ida à rua, deverá secar o pelo do cão com uma toalha, mesmo que não tenha estado a chover pois, nesta época, o teor de humidade na atmosfera é maior.

Proteja o cão com uma capa

Apesar do tempo chuvoso, há cães que gostam de caminhar à chuva, acompanhados pelo tutor. Se é esse o seu caso, pode fazê-lo sem qualquer problema, vestindo o cão com uma capa ou casaco para a chuva, especificamente concebida para manter os cães secos e com a temperatura corporal adequada.

Além de proteger o corpo, é importante não descurar as patinhas do cão. Por estarem em constante contacto com o chão, são pontos sensíveis e propensos a infeções. Por isso, devem ser limpas após cada ida à rua ou, se possível, protegidas com botas próprias para animais, evitando, assim, o contacto direto com a lama, a água ou insetos.

Cuide do seu cão em dias de chuva

Dê-lhe uma alimentação apropriada

Para fortalecer as defesas do seu melhor amigo, deve investir numa dieta com mais proteínas e nutrientes. Por outro lado, alimentos com fibra ajudarão na digestão adequada dos alimentos, uma vez que nesta época os passeios são mais curtos e, portanto, a atividade física dos cães é menor.

A quantidade de ração que o seu cão come deve estar de acordo com o seu nível de atividade física, para evitar o risco de obesidade animal e, consequentemente, de outras doenças.

Forneça um bom abrigo

Caso não seja possível manter o cão dentro de casa, deve fornecer-lhe um abrigo adequado, que o proteja do frio e da chuva. Materiais isolantes e uma boa cobertura são essenciais para evitar a exposição a condições climatéricas menos agradáveis, assim como uma cama quente para se aconchegar.

Garanta-lhe as vacinas e acompanhamento veterinário necessário

O cão deve ser acompanhado por um veterinário de forma regular, assim como ter as vacinas todas em dia, especialmente em cães mais frágeis como cachorros ou cães seniores.

Incentive o cão a gastar energia

Em épocas de chuva, as caminhadas tornam-se menos frequentes, uma vez que as atividades ao ar livre não são tão agradáveis. Alguns cães estão tão habituados a sair à rua que começam a ficar nervosos se não tiverem essa rotina. É essencial compensá-los, com mais atenção, carinho e atividades que o incentivem a gastar energia em casa. Se precisar de ideias, basta ler as nossas dicas para entreter cães e gatos dentro de casa.

Deixe o seu comentário