As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Coleiras de treino para cães: tudo o que deve saber

Coleiras de treino para cães: tudo o que deve saber

As coleiras de treino são um acessório para cães que têm vindo a ganhar cada vez mais destaque junto de todos aqueles que pretendem treinar os seus animais de estimação e fazer com que os mesmos respondam a determinados comandos.

Cada cão é diferente e tem traços personalidade distintos, ainda que, dentro da mesma raça, esses traços possam ser semelhantes. A personalidade individual de cão influência muito o momento do treino, tornando-o mais ou menos difícil.

O sucesso do treino e educação dos cães é cada vez mais comprovado através do reforço positivo, isto é, através do ato de mostrar ao seu cão que ele fez determinada coisa bem, elogiando e recompensando-o por isso. Desta forma, o elogio e o ato de acarinhar o seu cão são os melhores métodos, contudo, isto não é suficiente com todos os cães dado que alguns são mais teimosos por natureza própria, demorando mais tempo a perceber os comandos indicados.

Uma outra forma de conseguir obter sucesso na sua missão é através do uso de uma coleira de treino. Este método funciona muito bem quando quer ensinar comandos básicos, terminar com comportamentos menos bons ou até mesmo para treinar vários cães ao mesmo tempo.

A coleira de treino ajusta-se ao pescoço do cão. Conforme a trela é puxada, a coleira vai-se ajustando e, assim que deixar de puxar a trela, a coleira solta-se e deixa de apertar.

Escolher a coleira de treino certa

Esta tarefa nem sempre é tão simples quanto parece, no entanto, iremos dar algumas dicas para que possa saber qual o tipo de coleira de treino que melhor se adequa às necessidades do seu cão.

  • O tamanho da coleira de treino é o fator principal a ter em conta. Para tal, deve sempre escolher uma coleira conforme o tamanho do pescoço do cão, isto é, deve verificar se a mesma é grande o suficiente para caber no pescoço do seu animal. Para descobrir o tamanho basta medir o contorno do pescoço por detrás da cabeça, sem apertar os olhos ou as orelhas. Nunca se deve utilizar uma coleira de treino em cachorros com menos de 6 meses de idade.
  • A personalidade do seu cão é um outro aspeto a ter em conta. Deve ter em atenção que cães mais agressivos podem precisar de colares com maiores níveis de estimulação.
  • Perceber se faz sentido ter uma coleira à prova de água. Se o treino do seu cão será feito também em sítios nos quais tenha contacto com a água, se calhar compensa comprar uma coleira à prova de água.
  • Conforme o tipo de comportamento que pretende ensinar ou alterar, deve escolher uma coleira adequada ao mesmo. Por exemplo, se pretende que o seu cão ladre menos, existe coleiras próprias para esse propósito.

Colocação da coleira

A coleira deve sempre ser colocada adequadamente e conforme o lado em que o cão for a caminhar. Antes de colocar a coleira, faça um laço em forma de “P” e coloque pela cabeça do cão. Se não estiver bem colocada ou do lado errado, a coleira não deslizará bem e não libertará pressão quando soltar a trela.

Quando utilizar as coleiras de treino?

As coleiras de treino devem ser utilizadas apenas em aulas para o efeito ou em caminhadas que o exijam. Se deixar o cão preso com estas coleiras, existe o risco de ele se conseguir saltar ou simplesmente puxar com força ao ponto de se sufocar.

Passar tempo com o seu cão mais facilmente irá ajudá-lo a obter sucesso na sua missão de treinar e educar, uma vez que a sua ligação com ele será maior. Nunca descure a importância do reforço positivo e da recompensa. Deve ser consistente com aquilo que permite que o seu cão faça e o que não quer que ele faça, por forma a que o animal perceba quais os limites.

As coleiras de treino, em caso algum, devem ser utilizadas como uma coleira de castigo para o cão. A pressão sobre o pescoço deve durar o mínimo de tempo possível dado que o objetivo é ensinar os cães ao invés de magoá-los.

Deixe o seu comentário