As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

12 curiosidades sobre os coelhos de estimação

12 curiosidades sobre os coelhos de estimação

Ao longo das últimas décadas, as caraterísticas dos coelhos de estimação têm vindo a fazer com que várias famílias descubram a alegria de partilhar as suas rotinas com estes animais.

Tem sido, por isso, fácil que os coelhos conquistem o amor das famílias portuguesas. No Reino Unido são, atualmente, o terceiro animal de estimação mais popular.

Pequenos e dóceis, os coelhos são animais carinhosos e divertidos. Gostam de receber mimos, carinho e de brincar. Por vezes, podem ser também muito teimosos e temperamentais.

Selecionámos algumas curiosidades sobre estes animais de estimação:

Coelhos de estimação

1 - Os coelhos não são roedores

Ao contrário do que muitos possam pensar, os coelhos não são roedores. Na verdade, em termos fisiológicos, são muito mais parecidos com cavalos do que com ratos.

2 - Os dentes e as unhas crescem muito

As unhas e os dentes dos coelhos não param de crescer. É aconselhado cortar as unhas do seu coelho, pelo menos, duas vezes por ano (de seis em seis meses).

Quanto ao crescimento dos dentes, a mastigação é o que lhes permite fazer o desgaste dos mesmos, contudo, poderá desgastá-los com brinquedos de madeira. Se os mesmos não forem desgastados convenientemente, o coelho poderá ter problemas de saúde e deixar de comer, uma vez que os dentes excessivamente crescidos podem dificultar a ingestão de alimentos.

Os dentes e as unhas crescem muito

3 - Os coelhos não devem tomar banho

Os coelhos são um tipo de animal que se limpam como os gatos sendo, por isso, muito higiénicos. Ao fazerem a sua própria higiene, não necessitam que os seus tutores lhes dêem banho, contudo, se o fizer deverá fazê-lo com cuidado, para que o coelho não se assuste. Também poderá lavá-lo a seco, com champô específico para coelhos.

4 - Os coelhos ronronam

Mais uma vez, à semelhança dos gatos, os coelhos de estimação também ronronam e rangem os dentes quando estão felizes ou precisam de ser acariciados, constituindo-se este gesto como uma forma de comunicação.

5 - Podem ficar entediados

Os coelhos podem ficar entediados

No seu espaço natural, o coelho é um animal ativo e em constante movimentação. Em cativeiro, o coelho precisa de atenção e de ser estimulado para brincar e fazer exercício. Sem este estímulo, poderá ficar entediado correndo o risco de ficar obeso e, consequentemente, doente.

6 - Fazem acrobacias

É comum os coelhos saltarem e fazerem acrobacias quando estão felizes. Tal como os cães, também os coelhos se viram de barriga para cima a pedir que os acaricie e lhes dê mimos. Por norma, os coelhos só apresentam este tipo de comportamento quando está estabelecida uma forte relação de confiança.

7 - Têm uma visão panorâmica

Os coelhos têm excelentes sentidos de olfato, audição e visão. Com cerca de 360º de visão, possuem uma visão panorâmica que lhes permite detetar predadores em todas as direções, mesmo na sua retaguarda.

O seu campo visual tem apenas um ponto cego, que é na frente do seu rosto. Para suprir essa deficiência, este animal possui pêlos no nariz capazes de detetar qualquer coisa pelo cheiro.

8 - Os ouvidos servem para mais do que ouvir

Apesar das orelhas dos coelhos poderem girar a 270 graus, o que lhes permite detetar quaisquer ameaças que possam estar a aproximar-se de si, a sua função não é exclusiva de audição.

As orelhas servem também o propósito de esfriar os coelhos nos dias mais quentes.

9 - Não são indicados para crianças

Os coelhos não são indicados para crianças

É frequente que, por ser um animal fofo, se associe às crianças, no entanto, os coelhos não são bons animais de estimação para os mais novos.

Esta recomendação deve-se ao facto dos coelhos serem animais delicados que não gostam de ser segurados nem manuseados podendo facilmente tentarem escapar dos braços de uma criança com boas intenções. A coluna de um coelho pode também fraturar como resultado de um manuseamento impróprio.

10 - São sexualmente precoces e ativos

Este animal de estimação é conhecido pela precocidade de maturidade. Reproduzem-se com muita facilidade e rapidez, sendo que a fêmea tem, em média, oito filhotes por ninhada e, assim que desmama, pode engravidar novamente.

O período de gestação de um coelho varia de 28 a 34 dias e as crias saem do ninho e começam a comer alimento sólido com 18 dias de vida.

Desta forma, se estiver a pensar ter um coelho de estimação ou se já tiver um, deve evitar juntar casais se não pretender ter mais coelhos em casa.

11 - Recordes

Existem alguns recordes dos coelhos que são desconhecidos aos olhos de muitos, nomeadamente o facto do coelho poder:

  • Atingir a velocidade de 55 km/h;
  • Saltar até 1 metro de altura ou 3 metros de comprimento;
  • Ter ninhadas de mais de 8 filhotes. A maior ninhada registada foi de 24 filhotes e já aconteceu, pelo menos, duas vezes no mundo;
  • No Guinness Book o maior coelho do mundo mediu 1,23m e pesou cerca de 20kg.

12 - Zodíaco Chinês

O coelho é um dos 12 animais do zodíaco chinês. Representa graça, bondade, sensibilidade, compaixão, ternura e elegância. As pessoas deste signo são tidas como benevolentes, calmas e responsáveis. Evitam o confronto sempre que possível mas mostram bravura quando é necessário. Os anos do Coelho: são 1999, 1987, 1975, 1963, 1951, 1939, 1927, 1915...

2 Comentários

    • Avatar
      Susi Baby Guilherme
      Apr 19, 2020

      Muito bom as explicações, nosso primeiro coelhinho o Nino da raca Lyon, nos deu a alegria de vuver por 11 anos, logo apos ele nos deixar nao aguentamos a saudades e estamoa agora com a Nina uma menina de 5 meses da raca Teddy, posso dizer quw sou apaixonada por coelhos, nunca imaginei que seriam companhias tão agradaveis, inteligentissimos, enfim TUDO DE BOM, o unico problema é que percebo que os veterinarios em Sao Paulo conheçam muito pouco dessa espécie!

    • Avatar
      Teresa Durão
      Sep 8, 2023

      Gostei muito de ler estas informações. Agradecida. Tenho a minha coelha Valentina que em breve irá fazer 1 ano. Eu estou apaixonada por esta espécie.

Deixe o seu comentário