5 Erros Comuns Cometidos por Donos de Aves Exóticas

A adoção de animais exóticos tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. As aves exóticas são um exemplo disso. Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de adotar aves, no entanto, existe bastante desinformação. Uma ave é um animal que requer determinados cuidados e atenção. Requerem tempo para serem devidamente tratados e viverem de forma saudável.

Conheça alguns erros mais comuns, cometidos por donos de aves:

1. Alimentação apenas de sementes

A nutrição é um fator essencial para o bem-estar da sua ave. Muitas pessoas optam por dietas ricas em sementes e granulados, outras apenas em sementes. No entanto, as aves nem sempre comem sementes na natureza. Consoante a ave, a dieta deve ser equilibrada e não exagerada. Os papagaios, por exemplo, devem ter uma dieta complementada com vegetais e fruta. Evite sempre dar comida humana às aves exóticas.

Ver Alimentação p/ Aves

2. Uso de gaiola/viveiro pequeno               

As aves exóticas precisam de espaço, variedade de texturas e locais para se empoleirarem. Necessitam de espaço para voar, trepar e brincar na gaiola/viveiro. Uma ave mais pequena não significa que fique bem numa gaiola mais pequena. A quantidade de poleiros também é importante. Um único poleiro, ou local para ele pousar pode trazer, não só problemas à saúde mental, mas também problemas a nível das patas. Opte sempre por 3 ou 4 poleiros com texturas diferentes. Certifique-se de que a sua ave tem espaço suficiente para ter os brinquedos e poleiros, sem estar apertado.

Ver Gaiolas/Viveiros

3. Ausência de brinquedos

Os animais exóticos gostam de diversão e necessitam de distrações. Vários brinquedos são uma ótima solução para quebrar a monotonia. Existem várias opções como escadas, baloiços, cordas, sinos, etc. para mimar a sua ave.

Ver Brinquedos

4. Falta de visitas ao Veterinário

As aves são animais que nem sempre demonstram sintomas de doença. Mesmo sem problemas aparentes, deve ter o cuidado de marcar um checkup pelo menos uma vez por ano. De forma a verificar a saúde da sua ave, escolha um veterinário especializado e com experiência em animais exóticos.

Ver Farmácia

 

5. Subestimar sujidade

Muitas pessoas têm ideia de que a sujidade da ave não sairá da gaiola. É uma forma errada de pensar visto que, geralmente, a ave é energético. Penas, restos de comida e fezes vão aparecer em todo o lado onde a ave estiver, inclusive fora da gaiola. Não é impossível de gerir, no entanto existe alguma responsabilidade em manter a gaiola da ave limpa e manter-se a par das suas necessidades.

Ver Produtos de Higiene

 

Cuidar de uma ave exótica não é um bicho-de-sete-cabeças. Apenas necessita de tempo e atenção para lhe dar e tudo correrá bem. Informe-se junto de um veterinário especializado.

Comentários

Deixe o seu comentário

expositores.pt hotel-shop.pt