As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Dicas para ajudar a diminuir a queda de pêlo no seu cão

Dicas para ajudar a diminuir a queda de pêlo no seu cão

A queda de pêlo tem como causas diversos fatores distintos, todavia, há várias dicas que poderá ter em atenção por forma a ajudar o seu cão a diminuir a queda do pêlo.

Não se deverá esquecer que a queda de pêlo natural é saudável e irreversível, uma vez que é uma resposta do organismo para expulsar os pêlos mortos ou danificados ou até mesmo para se adaptar a determinadas estações do ano.

Ter cuidado com a alimentação do seu cão

O excesso da queda de pêlo é na maioria das vezes causada por uma alimentação desadequada. A alimentação interfere diretamente na saúde da pele e do pêlo do seu cão. Deve, por isso, procurar alimentar o seu animal com uma ração seca rica em nutrientes, em especial, ómega 3, EPA, DHA e Vitamina E. Uma alimentação rica em ómega 3 ajuda ainda no combate às inflamações da pele e à diminuição de caspa.

Ter cuidado com a alimentação

Os resultados não serão imediatos, no entanto, ao fim de alguns meses poderá ver resultados. Não só se aperceberá da diminuição da queda do pêlo como observará também um pêlo mais bonito e saudável.

Fornecer água fresca

Tão importante como dar ao seu cão a ração mais adequada, é dar-lhe água fresca, limpa e potável. A desidratação deixa a pele seca e potencia a queda de pêlos, bem como o surgimento de algumas doenças.

Uma alimentação complementada com ração húmida também poderá ser uma forma de ajudar a hidratar o seu cão.

Escovar o pêlo frequentemente

Uma escovagem regular e eficaz do pêlo permite a remoção dos pêlos soltos e em excesso, redistribui os óleos na pele e permite pêlos saudáveis e lisos. É ainda uma das melhores formas de evitar que os pêlos se espalhem pela casa.

Para escovar o pêlo do seu cão, deverá escolher o tipo de escova adequado ao mesmo.

Informar-se sobre cuidados de tosquia

A tosquia nos cães permite a remoção do pêlo estragado ou danificado, contudo nem todos os cães precisam de ter a mesma atenção em termos de tosquia e, por isso mesmo, deve informar-se previamente sobre os cuidados a ter conforme as caraterísticas do seu animal.

Levar o cão a apanhar sol

Cães que habitem dentro de casa e não estejam acostumados a apanhar sol são mais propensos a ter queda de pêlo. É importante que passeie o seu cão e o leve à rua ou que tenha um espaço em casa onde seja possível apanhar uns raios de sol.

O seu cão deve apanhar sol

Se o seu cão não está habituado a apanhar muito sol, deverá tomar precauções redobradas quando passeia com ele, pois o risco de apanhar queimaduras solares torna-se elevado. Este risco também pode aumentar ou diminuir conforme a raça do seu cão e, consequentemente, das suas caraterísticas em especial, do seu tipo de pele e de pêlo.

Dar banhos regulares

Deve procurar manter o seu cão higienizado, limpo e asseado. Esta regra é essencial para manter o pêlo saudável e também para ajudar a remover o pêlo morto e solto. Quando o cão toma banho de forma regular, os pêlos soltos caem nesse momento ao invés de cair nos tapetes ou sofás da casa.

Informe-se, previamente, com que regularidade deve dar banho ao seu cão, consoante a sua raça e as caraterísticas do mesmo. Dar banho de forma excessiva poderá prejudicar o animal. Use os produtos próprios para animais não usando, em caso algum, o seu próprio champô.

Proteja o seu cão de pulgas e outros parasitas

Os parasitas externos são dos principais responsáveis pela queda de pêlo no seu animal. Torna-se fundamental que previna esta situação através de antiparasitários. Se não for a tempo de prevenir, existem produtos que lhe permitem realizar a desparasitação de pulgas e carraças.

Além disto, os parasitas poderão causar desconforto no seu cão bem como problemas de saúde graves.

Se notar uma queda de pêlo excessiva e não conseguir perceber a sua causa, deverá consultar um veterinário por forma a ser aconselhado da melhor forma possível. Elevadas quedas de pêlo não são normais e o seu cão poderá estar com algum problema de saúde.

Deixe o seu comentário