Quais os benefícios do óleo de salmão para os cães?

Ana Camponês 08 Jan, 2020

Se tem um cão na sua família, é provável que saiba da existência do óleo de salmão para cães. Mas sabe, realmente, quais os benefícios deste suplemento? Quando incluído na alimentação diária, em doses adequadas, o óleo de salmão pode contribuir muito para a saúde do seu patudo. No entanto, cada cão tem as suas características e há alguns cuidados a ter com este suplemento. Além disso, o óleo de salmão poderá não ser aconselhado a alguns animais de estimação.

O QUE É O ÓLEO DE SALMÃO?

O óleo de salmão para cães é rico em ómega-3. Os benefícios deste suplemento são provenientes, essencialmente, do EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexanóico). Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estimula o sistema imunológico.  Além disso, o óleo de salmão ajuda à saúde da pele e do pelo, reforça o brilho do pelo e torna-o mais macio e denso. O suplemento tem, também, benefícios para o cérebro, para os ossos e para a digestão, além de ajudar a combater determinadas doenças ou patologias.

Os ácidos gordos são essenciais na dieta do seu animal de estimação. A ração que fornece ao seu patudo deve já ter alguma quantidade de ómegas 3 e 6, no entanto, em alguns casos poderá ser necessária suplementação. Apesar de todos estes benefícios, alguns cães podem não reagir bem ao óleo de salmão, podendo mesmo apresentar efeitos adversos.

QUANDO USAR O ÓLEO DE SALMÃO COMO SUPLEMENTO?

Alguns cães podem necessitar de um extra deste ácido gordo, por diversos motivos. De notar que a avaliação de um médico veterinário é sempre essencial. Não tome qualquer decisão sem antes levar o seu cão a ser observado, nem lhe forneça qualquer suplemento sem a autorização do médico veterinário. Cada cão tem as suas características e o que pode ser benéfico para uns, poderá ser prejudicial para outros.

É igualmente importante salientar que as quantidades deste suplemento administradas devem ser adaptadas a cada cão. Por isso, questione o médico veterinário sobre qual a quantidade adequada para o seu melhor amigo.

BENEFÍCIOS PARA A PELE/PELO

Os ácidos gordos são essenciais para a pele. Se o seu patudo está com algum problema de pele poderá ser necessário juntar o suplemento de óleo de salmão à alimentação diária. Além disso, o óleo de salmão é também benéfico para o pelo, ajudando a que este se mantenha com aspeto saudável.

BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO

O óleo de salmão tem efeitos antioxidantes, por esse motivo, poderá ajudar a atrasar o desenvolvimento de patologias cognitivas, associadas à degeneração cerebral dos cães mais velhos. No entanto, não está comprovado que o óleo de salmão seja realmente eficaz neste sentido. Este suplemento poderá também ajudar no desenvolvimento cerebral dos fetos, quando administrado a cadelas gestantes, além de oferecer energia extra às cadelas, nesta fase.

BENEFÍCIOS PARA OS OSSOS

O óleo de salmão poderá ajudar o seu patudo no caso de artrites. Este suplemento ajuda nas dores articulares e a minimizar inflamações articulares, bem como a fortalecer dentes e unhas.

REAÇÕES ADVERSAS AO ÓLEO DE SALMÃO

O óleo de salmão pode não ser aconselhado a todos os patudos. Por esse motivo, é essencial que consulte o médico veterinário, de modo a que ele possa confirmar se será, ou não, benéfico oferecer este suplemento ao seu cão e qual a quantidade adequada. Alguns animais podem ser alérgicos ao óleo de salmão ou, mesmo que não tenha uma reação alérgica, o patudo poderá apresentar outros sintomas, associados ao consumo deste suplemento.

Alguns desses efeitos adversos poderão ser: mau hálito, náuseas, dores de estômago, diarreia, tonturas e aumento de peso. No caso de o seu patudo apresentar alguns destes sintomas, contacte de imediato o médico veterinário, mesmo que tenha sido ele a recomendar-lhe o óleo de salmão para o seu melhor amigo. É essencial avaliar se estas alterações estão relacionadas com o suplemento, ou se poderão ter outra causa.

Comentários

Deixe o seu comentário