As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Benefícios de um cão na vida de uma criança

Benefícios de um cão na vida de uma criança

Está a pensar adotar um patudo, mas tem uma criança em casa e não sabe se será boa ideia? As dúvidas podem ser muitas. Será que se vão dar bem? Será que o cão irá gostar da criança e vice-versa? Partimos do princípio que qualquer criança gostaria de ter um animal de estimação. No entanto, é sempre bom questioná-la, para perceber se o patudo será bem-vindo a casa por todos os elementos da família!

O QUE DEVE TER EM CONTA ANTES DE OFERECER UM PATUDO AO SEU FILHO

São vários os benefícios que um cão pode trazer à vida de uma criança, tanto para a saúde física, como para o estado emocional. Um cão pode ser o melhor amigo do seu filho logo desde pequenino! Antes de pensar em adotar um patudo, converse com a criança e tente perceber quais as expectativas que ela tem com a chegada do novo membro da família.

É essencial transmitir aos mais novos que um cão não é um brinquedo. É um ser vivo que precisa de atenção, de carinho e de comer e beber. Se for cachorro, vai precisar de aprender a conviver com os tutores, por isso, tem de ser treinado. Treinar um cão requer tempo, paciência e muita dedicação e a criança também pode fazer parte desse processo, para o patudo aprender igualmente a respeitá-la e vê-la como tutora.

Se o cão já for adulto, tente saber como ele reage perante crianças e se convive bem com elas. O patudo pode ter traumas que o tenham levado a não saber lidar com crianças!

O SENTIDO DE RESPONSABILIDADE

Dependendo da idade da criança, é benéfico incutir-lhe algumas responsabilidades relacionadas com as rotinas do patudo, tais como, dar-lhe comida e água diariamente, treiná-lo a fazer as necessidades no sítio correto ou passeá-lo. Esta relação é tão benéfica para o crescimento da criança, como para o desenvolvimento do patudo e respeito mútuo. As tarefas que a criança poderá fazer com o patudo, dependem da idade e da autonomia dela. Qualquer que seja a rotina pela qual está responsável, aprende sempre a respeitar outro ser vivo, tratando bem dele, sempre com muito amor e carinho.

Um cão e uma criança podem divertir-se muito juntos. Podem correr, jogar a diversos jogos, fazer inúmeras atividades e, até, dormir juntos, tornando-se os melhores amigos. Mas é muito importante transmitir à criança que tem de respeitar o espaço do animal. Por vezes, os nossos amiguinhos de quatro patas precisam de sossego e a criança tem de entender que o patudo não está sempre com vontade de brincar. O mesmo se aplica no sentido inverso: o patudo deve educado para saber respeitar o espaço da criança!

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DA CRIANÇA

Antes de adotar um animal de estimação, é importante saber se alguém na família tem problemas de saúde que possam agravar-se com a vinda de um animal, como, por exemplo, uma alergia. Converse com o seu médico de família sobre esse assunto e tire todas as dúvidas!

O patudo pode representar, para a criança, o contacto com o mundo exterior, habituando o sistema imunológico dela e ajudando a combater diversas patologias. Existem, também, estudos que provam que quando uma criança tem contacto com um animal desde cedo, o aparecimento de possíveis alergias é menor.

Outro benefício é a redução dos níveis de ansiedade na criança e a afeição que criam. A convivência com um patudo pode tornar a criança mais carinhosa e afetuosa, não só com o animal, como também de forma geral. Além disso, pode ajudá-la a acalmar-se em diversas situações de maior stress.

UM CÃO FELIZ

As crianças são bastante ativas: brincam, correm, não param quietas durante muito tempo! E os patudos lá de casa vão querer acompanhar toda essa energia. Mantém-se mais tempo em atividade, evitando o excesso de peso e outros problemas de saúde relacionados com uma vida sedentária.

Havendo respeito e educação, um cão pode ser um bom amigo do seu filho. Juntos, podem viver experiências inesquecíveis. O seu filho terá um protetor e o cão verá a criança como a sua melhor amiga. Carinho e afeto nunca faltarão em casa, de certeza!

Tem histórias bonitas entre o seu filho e o patudo aí de casa? Conte-nos e mostre-nos fotografias!

Deixe o seu comentário