As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Adotar um animal de estimação é uma responsabilidade para a vida

Adotar um animal de estimação é uma responsabilidade para a vida

A adoção de um animal de estimação é uma decisão que deve ser pensada e ponderada uma vez que mudará não só a sua vida, mas também a do animal.

Em caso algum deverá tomar esta decisão por impulso. Os animais necessitam de cuidados de saúde e de alimentação para se manterem saudáveis e felizes. Se não conseguir ter estabilidade financeira para lhe proporcionar todos os cuidados de que necessita, deve optar por não adotar.

Descubra alguns cuidados que deverá ter antes de adotar um novo amigo.

Perceba se tem espaço e capacidade para preparar o novo ambiente

Antes de adotar um animal de estimação, necessita de perceber se tem espaço suficiente para que o possa acolher. Por outro lado, além de espaço, o animal precisa que o ambiente tenha as mínimas condições para que possa viver feliz e saudável.

Ao chegar a sua casa, é normal que o animal se sinta sozinho e desorientado. Procure, por isso, ter tudo preparado para o receber e, de preferência, fazê-lo numa altura em que tenha mais tempo e disponibilidade para lhe dar a atenção necessária. Rodeado de atenção e amor, o seu animal irá começar a perceber que tem um novo amigo.

Assegure-se ainda que tem o espaço adequado ao seu novo amigo. A marquise ou o espaço das máquinas de lavar e secar roupa onde bate o sol a maior parte do dia não são, na maior parte das vezes, os espaços indicados para cães ou gatos. O ideal é que tenha um jardim, quintal, terraço ou varanda grande onde ele possa brincar, correr e proteger-se do sol e da chuva.

Se morar num apartamento, procure um animal de pequeno porte. Nestes casos tome nota: se ele ainda for filhote é importante perceber qual o tamanho irá ter na sua fase adulta.

Fase adulta

Se não tiver espaço para um cão ou um gato, opte por outro animal. Os peixes, répteis ou roedores têm necessidades que poderá suprir com mais facilidade e receber os mesmo afetos.

A adaptação ao novo ambiente é uma etapa que pode condicionar o sucesso da integração. Não deve ter pressa e tudo deverá decorrer de forma progressiva e com muita calma. É natural que tenha de adotar novos hábitos e/ou promover mudanças para o proteger de situações que poderão ser “armadilhas” existentes em sua casa.

Esteja consciente de que um animal não é um brinquedo

Ao adotar um cão ou um gato é importante que tenha a consciência que ele irá depender sempre de si. Algumas pessoas adotam animais para fazerem companhia aos filhos. Na verdade, os animais são benéficos para o desenvolvimento das crianças mas é importante ensinar às mesmas o comportamento adequado a ter com o animal de estimação. É fundamental ensiná-las que não se trata de um brinquedo e que ele também tem vontade de viver e receber afeto.

Decida se prefere adotar um animal adulto ou bebé

Em regra geral, as pessoas preferem adotar um animal bebé em vez de um animal já adulto por acreditarem que a sua adaptação será mais fácil. Se por um lado, os animais bebés têm menos probabilidades de ter sofrido maus tratos ou outros traumas, por outro lado ainda não têm o sistema imunitário completamente formado e podem adoecer com mais facilidade e frequência. Além disso, necessitam de ser educados, inclusive em termos de temperamento.

No que concerne aos animais adultos, há inúmeras vantagens em adotá-los destacando-se a necessidade mais reduzida de atenção, quando comparados com os animais bebés e só irá precisar de os treinar se lhes quiser ensinar algo diferente.

Analise o orçamento mensal que tem disponível

Ainda que possuir um animal de estimação não seja uma despesa absurda, também não é totalmente gratuita. Antes de decidir adotar, certifique-se que tem o orçamento necessário disponível para garantir o bem estar do seu novo animal de estimação.

Um cão ou um gato tem de ir ao veterinário com alguma regularidade assim como precisam de uma alimentação cuidada, de cuidados de higiene e limpeza e de outros acessórios. Todos estes aspetos requerem alguma disponibilidade financeira e deverá ainda ter em conta que poderá surgir algum imprevisto.

Analise o orçamento mensal para adotar um animal

Perceba se tem soluções para quando for de férias

Em época de férias, aumentam as taxas de abandono e maus tratos aos animais. Não deve adotar nenhum animal se não souber de antemão o que irá fazer com ele nos seus períodos de férias.

Tem alguma pessoa da sua confiança que possa ficar com ele? Tem disponibilidade para o deixar em alojamentos próprios para animais? Costuma ir de férias para sítios que permitam a entrada de animais de estimação? Se não tiver uma resposta positiva para nenhuma destas perguntas, repense a possibilidade de adoção. Não adote um animal sem saber previamente onde o poderá deixar nas suas férias.

Tenha a consciência de que um animal é uma responsabilidade para a vida

Todos sabemos que ter um animal de estimação pode ser das melhores coisas do mundo. Eles dão-nos um amor inexplicável em troca de quase nada, contudo, precisam de ser treinados e muito acarinhados. Muitas vezes têm um passado de maus tratos e precisam de ser compensados.

Os animais de estimação precisam de ser acompanhados, mimados e educados. Precisam de se sentir amados e parte integrante da família, sendo uma responsabilidade para o resto da vida.

Outro fator importante a ter em conta antes de adotar um animal é perceber a sua esperança de vida. Os cachorros ou os gatinhos crescem e continuam a depender dos seus tutores. Uma vez que estes animais podem viver bastante tempo é importante garantir a sua felicidade em todos os momentos da sua vida.

Infelizmente é comum ver pessoas a desfazerem-se dos seus animais de estimação poucos anos depois de os adotarem. Os motivos podem ser variados: mudança de residência, desejos de maior independência, redução do orçamento familiar, mudança de estilo de vida, alterações dos elementos da família.

Decidir adotar um animal de estimação pode ser a melhor decisão de uma vida mas também é uma responsabilidade para toda a vida!

Deixe o seu comentário